segunda-feira, 25 de maio de 2015

Meu filho está estressado por conta do excesso de atividades


Futebol, judô, natação, aulas de música, aprendizado de línguas e tantos outros cursos extra-escolares...

Essas são algumas saídas encontradas pelos pais para estimular a inteligência das crianças ou simplesmente preencher seu dia. No entanto, especialistas recomendam bom senso antes de matricular os filhos em mil e uma atividades. Afinal, os pequenos também ficam estressados e uma rotina sobrecarregada pode ser o gatilho para o problema.

É fácil perceber os sinais de que algo está errado com a agenda infantil. A criança pode apresentar irritabilidade, instabilidade, choro fácil, pouco sono e distúrbios da alimentação. Nesse caso, é bom reduzir o ritmo de atividades e, principalmente, ouvir o que o seu filho tem a dizer. Os pais podem se surpreender ao descobrir que o pequeno talvez não goste tanto das aulas de música ou judô, ao contrário do que imaginam. Cada criança tem suas habilidades e seu ritmo de desenvolvimento e precisa ser respeitada na sua forma de ser.

Em fases em que o filho está mais introspectivo, por exemplo, matriculá-lo em atividades em grupo pode ser uma tortura. Insistir só vai piorar o estresse e, assim, o efeito pode ser o oposto do esperado e isso não vai contribuir para o seu desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário