segunda-feira, 10 de março de 2014

Doces sem cárie



Quando as crianças crescem, é comum que tenham vontade de experimentar novidades ao paladar, e, nesse quesito, os doces, balas, salgadinhos, sorvete e bolachas, que contêm açúcar e outros ingredientes nocivos na composição, geralmente não passam despercebidos. Porém, se o consumo desses produtos não for acompanhado de uma boa higienização bucal, pode acarretar no desenvolvimento de cáries, lesões no esmalte dentário, por conta da ação de bactérias na boca. 

Os pais não devem se descuidar. É importante que se tornem parceiros dos professores na educação sobre higiene bucal infantil. Com isso, aumentam as chances de as crianças se tornem adultos com dentes saudáveis. De acordo com a cirurgiã-dentista Drª Andrea Cury, da Clínica Cury, em São Paulo, existem algumas ocasiões em que os pais devem ficar mais atentos: “Os meses que incluem férias escolares e festas de final de ano, por exemplo, são mais propícios a uma alimentação inadequada, normalmente disponível na casa de avós e amigos”, explica.

A seguir, algumas dicas da especialista aos pais:

• Toda mudança na alimentação requer também mudanças na higiene bucal. É difícil controlar o consumo das guloseimas, por isso, estabeleça horários!

• É necessário escovar os dentes, no mínimo, três vezes ao dia. Nunca deixe o seu pequeno ir para a cama sem escovar os dentes. Quando dormirmos, a produção de saliva cai, deixando os dentes mais suscetíveis à ação das bactérias e cárie;

• A técnica de escovar os dentes é tão importante quanto a frequência da escovação;

• O ideal é que a criança escove os dentes sempre após as refeições e depois de ingerir alimentos doces, que contém açúcar, como os chocolates, bolos, sorvetes e bolachas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário