segunda-feira, 21 de julho de 2014

Dicas para estudantes


A adolescência é uma fase de transição e descobertas. Muda o corpo, muda o cérebro, muda o estilo de vida, da criança e de toda a família. Nesta fase, a família adolescente tem uma série de transformações e ajustes a realizar. Tanto o adolescente vai precisar se esforçar para arcar com novas responsabilidades quanto os pais devem se adaptar a nova demanda de liberdade. Responsabilidade e liberdade são dois lados da mesma moeda. Vamos tomar aqui responsabilidade como a “habilidade-de-responder” (habilidade de responder às obrigações, às tarefas, às demandas, às perguntas) e criar um guia simples e prático  para que os pais possam ajudar seus adolescentes, que têm como maior responsabilidade sua própria vida escolar, a serem mais atentos e organizados.

Dicas para o estudante do Ensino Fundamental II – 6º e 7º anos

O jovem agora tem vários professores, cada um do seu jeito. Ele vai precisar desenvolver o próprio jeito de estudar. Insista para lhe ensinar que ele estuda para si mesmo!
Oriente seu filho para que organize o material em casa e leve sempre o que for trabalhar na escola.
Acompanhe de perto se eles estão fazendo os deveres de casa!
Prova é o momento de provar o que se aprendeu. Provar também significa experimentar. Diga para seus filhos que nas provas eles irão experimentar o que aprenderam e que aproveitem esse desafio!
Dicas para o estudante do Ensino Fundamenta II – 8º e 9º anos

Como eles vão precisar estudar mais, tudo vai parecer mais entediante. Diga que devem ser perseverantes e continuar fazendo os deveres de casa e levando o material às aulas.   É assim mesmo!  Fazer isso é a melhor maneira de entrar de férias logo e sair da escola o mais rápido possível, conte esse segredinho a eles!
Mostre que é possível usar o computador a favor do seu adolescente. Em vez de usar o MSN para só para bater papo, diga  que com a ferramenta ele pode checar qual é o dever de casa, tirar uma dúvida sobre a matéria e  fazer o trabalho de grupo online.
Diga para ele e o incentive a mandar boas ideias sobre a escola e sugestões para a coordenação. Explique que só reclamar com os pais e amigos não ajuda e que é preciso usar o tempo de forma inteligente!
Dicas para o estudante do Ensino Médio

Converse com seus filhos que estiverem nessa fase que eles devem encarar a escola como o dispositivo “Estou com Sorte” do Google: ele serve para você saber o que a maioria das pessoas estão querendo pesquisar.
Se o seu filho é curioso, estimule isso. Ensine que tudo o que aprendemos é bem-vindo, a vida é longa e não sabemos ainda de o que vamos precisar.
Sempre que o adolescente ficar entediado ou julgar inútil um conhecimento diga para ele perguntar ao professor: porque eu devo aprender isso?
Todas as alternativas acima são verdadeiras. Releia a lista e continue praticando!
Erica Cavour, fonoaudióloga com formação em Psicologia Formativa e Beth Musikman, psicopedagoga e terapeuta de família, são mediadoras do Temas e Metas – espaço para aprender a estudar

Nenhum comentário:

Postar um comentário