segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Primeira visita ao dentista

A cárie dental ainda é um problema bucal comum entre as crianças, mas com pequenos cuidados seus filhos podem crescer sem cáries e com um sorriso muito mais saudável.

VISITA AO DENTISTA

Recomenda-se que a primeira visita ao dentista se dê antes que seu filho complete um ano de idade. Com isso, ele aprenderá desde cedo a gostar de ir ao dentista e a adotar hábitos saudáveis.

ENTRE 0 A 3 ANOS

- Até que nasça o primeiro dentinho, a higiene da boca do bebê deve ser feita após cada amamentação, limpando-a cuidadosamente com uma gaze umedecida;

- Ao nascer o primeiro dentinho, introduza a escova de dente, que deve ter cabeça pequena e cerdas macias. Nesta fase, é recomendado o uso da pasta de dente sem flúor e a escovação deve ser feita pelos pais. Quando seu filho começar a mostrar interesse por fazê-la sozinho, estimule-o , mas faça uma escovação sem seguida;

- Converse com o dentista caso perceba que seu filho está chupando dedo ou respirando pela boca;

- O perigo nesta fase são as chamadas cáries mamadeiras, que surgem principalmente quando a criança dorme  sem escovar os dentes. Para evitá-las , é importante não adicionar açúcar na mamadeira e escovar os dentes da criança em seguida.

LEVE SEU FILHO AO DENTISTA

ENTRE 3 A 11 ANOS

-Evite o consumo de bebidas e comidas doces, principalmente pirulitos e caramelos que permanecem mais tempo na boca, deixando a saliva mais acida e os dentes mais suscetíveis às cáries;

- Os check-up deverão ser feito de seis em seis meses, podendo o dentista sugerir visitas mais freqüentes, caso a criança apresente um risco maior às cáries. O profissional fará o controle da placa, a limpeza dos dentes e a aplicação de flúor.

- Nos molares, recomenda-se a aplicação de selantes. Eles agem como uma barreira, protegendo as superfícies rugosa vulneráveis às cáries.

- A pasta agora deve conter flúor para ajudar no fortalecimento do esmalte dentário. O uso de fio dental também é muito importante

- Pode-se usar, também, enxaguantes que  contenham evidenciador de placa bacteriana, ajudando seu filho a enxaguar onde precisa escovar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário