segunda-feira, 19 de maio de 2014

Filhos mais velhos.



Na primeira gravidez os medos são muitos, e os questionamentos, inúmeros. Você quer saber tudo sobre o bebê e as mudanças no seu corpo. Pesquisar por informações nos meios de comunicação e contar com a experiência do seu obstetra a ajudarão muito a não perder nenhum detalhe sobre esta nova fase.

Caso você já tenha tido um filho antes, os questionamento podem ser menos intensos, e os medos menos freqüentes. Mas existe uma nova situação que pode acabar gerando insegurança: como lidar com a chegada de uma nova criança no reino do filho mais velho e, até então, único?

As crianças tendem a ser muito ciumentas e apegadas ao seu espaço e a seus brinquedos. Elas podem vir a se sentir donas dos sentimentos dos pais, o que acaba se tornando um problema na hora de receber um irmãozinho ou irmãzinha, com quem terá que dividir espaço, carinho e brinquedos.

Então, desde o primeiro momento, assim que começa a pensar em um segundo filho, vá trabalhando a cabecinha do seu primogênito, falando sobre como seria bom ter a companhia de um irmão ou irmã. Caso não seja programado, comece este processo assim que souber da novidade.

No caso de irmãos que terão pouca diferença de idade, conte ao mais velho que ele terá com quem brincar, e que será divertido. Seja criativa nessa hora e use os brinquedos que ele já tem dizendo como seria bom se houvesse uma outra criança para brincar junto com ele.

Para irmãos que vão ter uma grande diferença de idade e não terão os mesmos interesses em um primeiro momento, pode ser uma iniciativa envolver o irmão mais velho na chegada do bebê e torná-lo participante em todas as atividades que envolverão o recém nascido de modo que não se sinta excluído.

Esteja sempre muito atenta ao seu filho mais velho. Faça sempre um esforcinho para que ele não sinta tanta falta nos primeiros meses do bebê, época em que o novo membro da família vai exigir mais de você. Quando se sentir muito cansada e não conseguir dar atenção necessária, explique que neste momento o bebê exige mais, mas que logo, essa fase irá passar. Lembre-se que ele também já precisou muito de você quando nasceu.

Filhos mais velhos podem curtir muito o nascimento de um novo bebê, mas que para isso aconteça é preciso muita atenção, observação e carinho. Você terá a ganhar tendo filhos ao seu lado neste momento, que é tão singular nas nossas vidas, mesmo não sendo a primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário