segunda-feira, 9 de junho de 2014

Parques para andar de bicicleta com as crianças





Para as crianças, pedalar é uma das brincadeiras mais divertidas, e tirar as "rodinhas" de apoio um desafio comemorado em família. Além de diversão, andar de bicicleta traz vários benefícios para o seu filho, entre eles,  o desenvolvimento da coordenação motora, melhora a condição pulmonar, muscular e ainda contribui para a manutenção do peso. Que tal espantar a preguiça e levar sua galerinha para pedalar por aí?! É saudável, de graça e muito divertido! Indicamos lugares bem legais para você percorrer com seus filhos pilotando uma bela bicicleta.

Parque do Carmo
Possui uma ciclovia de 9 quilômetros, e as bicicletas só são permitidas dentro desse percurso. Geralmente, está vazia, mesmo aos sábados e domingos. Assim como o parque, é cheia de altos e baixos, o que pode dificultar o passeio das crianças. Além de pedalar, ainda é possível passear tranquilo pelos mais de 200 hectares do parque, deixando a bike estacionada num dos dois bicicletários improvisados (na entrada principal e em frente à administração). Vale a pena: são 30 espécies de animais catalogadas e 4.000 cerejeiras espalhadas pelo local. Atenção: não há bicicletas disponíveis para aluguel.

Parque Horto Florestal- Arboreto da Vila Amália
É permitida a entrada apenas de crianças de até 10 anos com bicicleta no parque. A restrição do acesso cria um ambiente favorável aos que ainda estão aprimorando a arte de pedalar. Aos sábados e domingos, o movimento costuma ser mais tranquilo pela manhã. Durante a semana, é possível aproveitar o parque em qualquer horário. Embora não possam pedalar dentro do próprio Horto, os mais velhos não passam vontade. Logo ao lado, há uma área verde reservada aos ciclistas.
O Arboreto da Vila Amália tem uma ciclovia de terra ideal para adolescentes e adultos. Para os mais radicais, rampas possibilitam diversas manobras. Arborizada, a região de 174 hectares é bastante agradável. Por ser considerada uma unidade de conservação, não possui bicicletário nem aluguel de bicicleta.


Parque do Ibirapuera

O bicicletário, localizado no portão 3, fica aberto todos os dias, das 7h às 20h (o último aluguel ocorre às 19h), e cobra R$ 5,00 por hora _mas é possível negociar este valor para um período maior. É preciso fazer um cadastro para alugar – leve RG e comprovante de residência na primeira vez. Estão disponíveis 350 bicicletas, sendo 250 para adultos e 100 para crianças. Para a garotada, existe ainda a opção de bikes com rodinhas. Além disso,há cadeirinhas dianteiras para até 20 quilos e traseiras para até 30 quilos.
A ciclofaixa de três quilômetros, que percorre todo o Ibirapuera, é bastante concorrida nos fins de semana, quando em torno de 500 pessoas ocupam a via _destas, em média 150 são crianças. Durante a semana, a área é mais tranquila, com cerca de 50 usuários por dia, e ideal para a molecada que está aprendendo a pedalar. Por isso, a dica é ir de segunda a sexta, pela manhã. Aos sábados e domingos, a garotada corre o risco de cruzar com um apressadinho pelo caminho, o que pode causar acidentes.


Parque da Independência
Não há ciclovia, mas os frequentadores podem pedalar na parte de baixo do parque, dividido pela Rua dos Patriotas. Durante a semana, quase não se veem ciclistas, mas, aos sábados e domingos, o local se torna uma atração para os moradores da região do Ipiranga. A dica, portanto, é levar as crianças menores de segunda a sexta. Além disso, a área não é plana, o que pode dificultar o passeio dos iniciantes. Há um pequeno bicicletário no estacionamento, mas somente para os usuários deixarem suas bicicletas. Não tem serviço de aluguel.


Parque Villa-Lobos
É sem dúvida a melhor opção para as crianças andarem de bicicleta na cidade. O piso plano e asfaltado facilita a prática de esportes sobre rodas. Nos fins de semana, a pista é bastante concorrida. Por isso, atenção à segurança dos pequenos marinheiros de primeira viagem. O ideal é chegar bem cedinho, quando a concorrência por espaço é menor. Se puder deixar o passeio para os dias durante a semana, melhor ainda.
Logo na entrada principal do parque, é possível alugar uma bike. Para andar nas bicicletas de aros 16, 20, 24 ou 26, sem marcha, por uma hora, é cobrado o valor de R$ 7,00. Com marcha, as bicicletas de aro 26, inclusive com cestinha e

Nenhum comentário:

Postar um comentário